domingo, 17 de abril de 2011

1. Sobre concepção no decorrer da história da humanidade,fale sobre as formas de divisão em formas de divisão social do trabalho nas diversas organizações sociais existentes na história da humanidade.

As formas de divisões é o modo de distribuição de trabalho nas diferentes sociedades ou estruturas sócio-econômicas que surge quando grupos de produtos realizam atividades específicas.
Ao longo da história,o trabalho assumiu múltiplas formas.O trabalho fruto da relação do homem com a natureza,e do homem com o próprio homem,é que nos distingue dos animais e move a hustória.

2.Considerando o fato do Dia 08 de Março,fale sobre a questão da "Divisão Sexual do Trabalho" na sociedade.

Divisão Sexual do Trabalho:complementaridade ou conflito ?

Durkheim,percebeu que havia como fundamento uma divisão do trabalho estabelecida entre homens e mulheres.As diferenças biológicas femininas e masculinas de inventar uma diferenciação das funções atribuídas para cada sexo. Principal fonte de solidariedade orgânica, a divisão do trabalho social e também sexual, seria fundamental para que houvesse a coesão social necessária à existência de uma sociedade evoluída.

A dimensão sexuada da delimitação dos espaços femininos e masculinos no mundo do trabalho, corresponde a um caráter de complementaridade entre as atividades exercidas por mulheres e homens. Utilizando a expressão divisão do trabalho sexual, percebe as relações estabelecidas entre os sexos a partir da conformação de um vinculo solidário. Esta percepção deu embasamento à teoria do vínculo social, que se contrapõe à teoria das relações sociais.

3. Destaque situações importantes relatadas e faça uma reflexão sobre a situação atual do que foi lida,comparando a realidade local ou do Brasil.

Do Brasil ,podemos usar o termo da realidade atual do mercado de trabalho.

Existe uma grande diferença de distribuição de renda no país até hoje.
O salário mínimo,que é um grande instrumento distributivo e de regulação no mercado de trabalho,continua fraco,sem uma política de valorização que contribui para o aumento do desemprego.
As desigualdades presentes no país estão presentes,as mulheres apesar de ter maior taxa de emprego do que os homens,ainda tem dificuldades da hierarquia profissional e tem m salário inferior a dos homens.
Os negros tem a taxa de desemprego superiores as dos brancos e seus salários inferiores a deles, mesmo nas regiões que a maioria da população é negra.
Os jovens também enfrentam dificuldades,jovens entre 16 e 17 anos de idade,cuja taxa de emprego é grande ,sendo que,não tem proteção de lei trabalhistae e com rendimento totalmente baixo.
Os jovens que possuem uma família de boa renda tem de ganhar um bom estudo e acumular tarefas profissionais como a educação que gera grandes oportunidades no futuro.Mas a maioria dos jovens de famílias de menos renda tende a se transformarem em adultos que estaram em umas das últimas escalas de distribuição de rendas.
Contrariando a legislação,muitas crianças e adolecentes também estão no mercado de trabalho,a maioria delas estão em área rural e,muitas vezes,sem remuneração.A causa de estarem trabalhando nessa idade ,é devido a renda familiar,que por ser tão pouca acabam tendo que mandar menores de idades para trabalhar fora.

4. Reflita e compare a situação de trabalho escravo entre a população brasileira,principalmente as negras e indígenas,desde o Brasil colonial até os dias atuais.

- O que mudou ?

Bom,na minha pinião o que mudou foi a lei.Claro que não são todos os negros e índos que sofrem ainda.Mas parando para ver a realidade eu vejo que a maioria da pobrza está concentrada nessas pessoas que sofreram desde o começo.
É praticamente como está nesse site
Hoje favela; Ontem senzala;
Ontem o chicote; Hoje o cacetete estala;
Ontem o capitão do mato;
Hoje a policia militar;
Ontem escravidão declarada;
Hoje tentam mascarar;
O escravo mudou de nome;
Hoje é assalariado;
Mas continua na extrema pobreza;
Vivendo nas ruas, em buracos, em barracos;
Ainda insistem em nos dizer que a lei da escravidão acabou;
Mas ao final das contas, o que realmente mudou???

Site :http://subversaodopensar.blogspot.com/2010/10/o-que-mudou.html

- Houve melhoria nas condições de trabalho dessa população ?

Sim, porque agora eles ganham saláio.Merreca,mas ganham.
Talvez se não existisse essa lei de não escravidão,quem sabe eles ainda estariam na mesma posição de antes?
Claro que não são todos que te mrenda baixa ,mas a grande maioria.

- Convivemos com essa situação em nossa região ?

Nunca parei pra perceber na verdade,mas acho que aqui em Campo Grande não tem muito disso,acho que mais nas grandes capitais.

- O que podemos fazer para que ocorram mudanças nas situações encontradas?

De poucas ações podemos ganhar uma grande resultado.

Não discriminar ,ou seja,tratamento igual a todos.
E esse negócio de beneficiar índios e negros pra vestibular é uma tolice.
Poxa, se querem ser tratados iguais ,façam igual.
... Até onde eu fiquei sabendo,não sei se é verdade,mas de qualquer modo Não é a cor nem a aparência que vai mudar,somos iguais por dentro e a capacidade também.
Nada de privilégios só para os brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário